Blog

Bronquite

Postado por summer em 26/12/17

Dr-Altair-Costa---Blog---Bronquite

Um dos problemas respiratórios mais conhecidos, a bronquite consiste em uma inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões, e seja na versão crônica ou aguda, exige bastantes cuidados.

Na sua forma aguda, a bronquite apresenta sintomas como chiado no peito, tosse e dificuldade para respirar durante algumas semanas, já na sua forma crônica, os sintomas acompanharam o paciente durante toda sua vida.

A bronquite atinge principalmente crianças e idosos, pois eles estão mais suscetíveis ao ataque de vírus e bactérias. Além disso, pessoas que possuem alergias são mais propensas a sofrer com bronquite aguda, principalmente quando entram em contato com substâncias que causam irritação como: cigarro, pólen, poeira e/ou fumaça.

Quando os brônquios se inflamam, eles também incham, ficam mais contraídos e produzem uma maior quantidade de muco, o que acaba dificultando a passagem de oxigênio até os pulmões. Além disso, os cílios, responsáveis por mandar a secreção para fora também ficam comprometidos, causando entupimento da passagem de ar.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da bronquite estão:

  • Tabagismo;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Contato com pessoas gripadas;
  • Ambientes poluídos;
  • Locais fechados.
  • Para prevenir o surgimento da bronquite é importante evitar fumar, lavar as mãos com frequência para diminuir os riscos de levar vírus e bactérias para as vias respiratórias e é claro manter-se distante de substâncias que despertam reações alérgicas.

    O tratamento da bronquite aguda é realizado por meio de hidratação das vias respiratórias acom inalação e soro fisiológico, em crises é indicado o uso de anti-inflamatórios, broncodilatadores. Já nos casos de bronquite crônica é preciso realizar um tratamento a longo prazo, onde o paciente precisa manter-se longe de fatores irritantes, além de medicamentos à base de corticoides e exercícios respiratórios.

    Para mais informações entre em contato.

    DEIXE SEU COMENTÁRIO