Cirurgia torácica é a especialidade que realiza cirurgias e procedimentos na região do tórax. Entre as mais diversas operações, as mais comuns são as pulmonares.
A hiperidrose é caracterizada pelo aumento do suor em regiões ou áreas especificas do corpo. É uma disfunção relativamente frequente, com incidência entre 0,6 a 1% da população. Os locais mais acometidos são: mãos, os pés e as axilas.
É uma doença caracterizada por aumento da divisão e crescimento das células de maneira desorganizada e descontrolada. Ao invés de crescer em um ritmo normal, está célula sofre uma mutação por diversos fatores de risco, entre eles: genética, alimentação, vícios, estilo de vida…
A maior parte do desenvolvimento pulmonar ocorre no período pós-natal, com crescimento alveolar até os 8 anos de idade.
O sequestro pulmonar é uma massa cística de tecido pulmonar não funcionante é irrigada por uma artéria sistêmica anômala, sendo mais comum um ramo da aorta torácica, do tronco celíaco ou das artérias intercostais.
A malformação adenomatoide cística (MAC) é uma massa com aumento “adenomatoso” das estruturas respiratórias terminais e sem a formação de alvéolos. Apresenta cistos de vários tamanhos, que se comunicam entre si, com epitélio colunar pseudoestratificado ciliado ou epitélio cilíndrico.
Algumas doenças torácicas na infância necessitam de tratamento operatório. O tratamento tem determinados detalhes que diferem das cirurgias no adulto.
Empiema é um temo médico utilizado para descrever uma infecção com acumulo de pus em uma cavidade já existente no nosso corpo, por exemplo empiema de vesícula, de meninge ou pleural.
A presença de ar no espaço pleural foi mencionada por Hipócrates, há 2400 anos, no tratamento do empiema pleural. Herman Boerhaave, em 1724, descreveu a presença de grande quantidade de ar na cavidade pleural com colapso dos pulmões, decorrente de uma rotura espontânea do esôfago.
A abertura do tórax – toracotomia sempre foi associada com dor no na recuperação apos a cirurgia. Este acesso pode ser feito de duas maneiras principais:
Pneumatoceles são complicações decorrentes de uma pneumonia geralmente causada por uma bactéria chamada estafilococos. São comuns em nosso país, em lactentes e crianças jovens, e raras em adultos.