Cirurgia Torácica

CIRURGIA TORÁCICA

Cirurgia torácica é a especialidade que realiza cirurgias e procedimentos na região do tórax. Entre as mais diversas operações, as mais comuns são as pulmonares.

HIPERIDROSE

A hiperidrose é caracterizada pelo aumento do suor em regiões ou áreas especificas do corpo. É uma disfunção relativamente frequente, com incidência entre 0,6 a 1% da população. Os locais mais acometidos são: mãos, os pés e as axilas.

NEOPLASIA DO PULMÃO

É uma doença caracterizada por aumento da divisão e crescimento das células de maneira desorganizada e descontrolada. Ao invés de crescer em um ritmo normal, está célula sofre uma mutação por diversos fatores de risco, entre eles: genética, alimentação, vícios, estilo de vida…

MALFORMAÇÕES PULMONARES

A maior parte do desenvolvimento pulmonar ocorre no período pós-natal, com crescimento alveolar até os 8 anos de idade.

SEQUESTRO PULMONAR

O sequestro pulmonar é uma massa cística de tecido pulmonar não funcionante é irrigada por uma artéria sistêmica anômala, sendo mais comum um ramo da aorta torácica, do tronco celíaco ou das artérias intercostais.

MALFORMAÇÃO ADENOMATOIDE CÍSTICA

A malformação adenomatoide cística (MAC) é uma massa com aumento “adenomatoso” das estruturas respiratórias terminais e sem a formação de alvéolos. Apresenta cistos de vários tamanhos, que se comunicam entre si, com epitélio colunar pseudoestratificado ciliado ou epitélio cilíndrico.

CIRURGICA TORÁCICA PEDIÁTRICA

Algumas doenças torácicas na infância necessitam de tratamento operatório. O tratamento tem determinados detalhes que diferem das cirurgias no adulto.

EMPIEMA PLEURAL

Empiema é um temo médico utilizado para descrever uma infecção com acumulo de pus em uma cavidade já existente no nosso corpo, por exemplo empiema de vesícula, de meninge ou pleural.

DERRAME PLEURAL

O derrame pleural é o acúmulo anormal de líquido na cavidade pleural.

PNEUMOTÓRAX

A presença de ar no espaço pleural foi mencionada por Hipócrates, há 2400 anos, no tratamento do empiema pleural. Herman Boerhaave, em 1724, descreveu a presença de grande quantidade de ar na cavidade pleural com colapso dos pulmões, decorrente de uma rotura espontânea do esôfago.

CIRURGIA FUNCIONAL

A abertura do tórax – toracotomia sempre foi associada com dor no na recuperação apos a cirurgia. Este acesso pode ser feito de duas maneiras principais:

PNEUMONIA COMPLICADA

Pneumatoceles são complicações decorrentes de uma pneumonia geralmente causada por uma bactéria chamada estafilococos. São comuns em nosso país, em lactentes e crianças jovens, e raras em adultos.