Endoscopia Respiratória

Neoplasia

neoplasia-2

Uma neoplasia consiste em uma massa anormal de tecido cujo crescimento acontece de maneira desorganizada e descontrolada. As neoplasias do pulmão e árvore respiratória podem ser primárias (com origem nesses tecidos) ou secundárias (lesões metastáticas de outros tecidos, como mama, rim, sistema gastrointestinal, entre outros).

Como o câncer de pulmão, as lesões primárias são diagnosticadas, em sua grande maioria, através de dois métodos: endoscopia respiratória inferior (broncoscopia) ou por uma biópsia transtorácica guiada por tomografia.

A broncoscopia consegue uma efetividade de cerca de 90% para lesões acima de 2 cm de diâmetro. Infelizmente, não é possível garantir o diagnóstico pelo exame.

As lesões secundárias podem ser endobrônquicas (visíveis pela endoscopia) ou periféricas, visíveis somente por auxílio de exames de imagem, como radioscopia.

Pacientes com tosse crônica (há mais de 4 semanas), sangue no catarro (hemoptise ou escarro hemóptico), opacidades ou lesões pulmonares com aumento de tamanho devem procurar um médico especialista em doenças do tórax (pneumologista) ou cirurgião torácico. Através deles, provavelmente será solicitada uma endoscopia respiratória.