Endoscopia Respiratória

Ronco

ronco-2

O ronco, ruído produzido pela vibração da faringe e laringe durante a respiração no sono, é incômodo para o cônjuge mas não é prejudicial ao paciente. A verdadeira preocupação é a apneia do sono, em que a respiração para durante o sono. O ronco é um sinal que está associado à apneia. O melhor exame para diagnóstico da apneia do sono é a polissonografia, que mede a oxigenação do sangue e a frequência respiratória enquanto o paciente dorme.

A avaliação endoscópica também é importante pois a causa da apneia pode ser uma obstrução da via área superior, geralmente associada ao excesso de peso. Durante a endoscopia, é feito um exame com o paciente acordado e outro com sono induzido pelo anestesiologista. Assim podemos comparar a via aérea superior (faringe e laringe) antes e durante o sono. Também chamada de sonoendoscopia.

Temos alguns tipos de obstruções ou colapsos da via aérea superior e com o diagnóstico correto é possível determinar o melhor tratamento, desde dispositivos de pressão positiva (BiPAP ou CPAP) ate cirurgias. Após o exame, com o resultado, o médico solicitante definirá qual a melhor opção para o paciente.

O seu médico recomendou a cirurgia do pulmão porque é a melhor forma para tratar a sua doença. Provavelmente você deve ter realizado diversos exames para a decisão da cirurgia, em conjunto com seu médico. A seguir, algumas informações e orientações que poderão ajudá-lo durante esse processo.