Blog

Entenda mais sobre a tuberculose

Postado por summer em 03/04/18

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa que afeta, principalmente, os pulmões. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 4,5 mil pessoas morrem em virtude desta patologia, sendo que os grupos dos principais afetados são os de fumantes, de portadores do HIV, de diabéticos e de pessoas que utilizam álcool e drogas.

Abaixo, estão listados os sintomas, as diferentes maneiras de prevenção e o tratamento ao qual quem possui essa enfermidade deve submeter-se.

Sintomas
Tosse seca persistente;
Expectoração;
Dor na região do tórax;
Suor noturno.

Esses são alguns dos sintomas que podem indicar tuberculose. O diagnóstico, no entanto, deve sempre ser realizado por um especialista.

Prevenção
Vacina BCG (Aplicada no primeiro mês de vida da criança);
Não utilizar objetos de pessoas contaminadas;
Evitar ambientes com muitas pessoas e pouca ventilação.

A prevenção é essencial, inclusive quando o indivíduo é vacinado, já que a BCG não evita completamente a tuberculose pulmonar: ela apenas minimiza os seus avanços.

Tratamento
Acompanhamento médico é essencial;
Média de 6 meses de duração;
Dar continuidade ao tratamento mesmo após o desaparecimento dos sintomas.

O tratamento depende da complexidade do grau da enfermidade de cada paciente. Além do cuidado com a sua saúde, também é preciso lembrar que trata-se de uma doença transmissível. Portanto, durante o tratamento, o paciente deve evitar o contato próximo com outras pessoas, com o objetivo de impedir a contaminação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO