Blog

FUMAR PODE CAUSA MAIS DE 100 MUTAÇÕES EM CÉLULAS PULMONARES

Postado por Dr. Altair Costa Jr em 28/04/17

Dr Altair Costa - Blog - Fumar um pacote por dia causa 150 mutações em cada célula pulmonarEstudos recentes indicam que pessoas que fumam 1 pacote de cigarros por dia sofrem cerca de 150 mutações em suas células pulmonares por ano. Esses números foram obtidos através de pesquisas sobre os danos genéticos causados aos órgãos pelo tabagismo.

Os resultados demonstram que existe uma ligação direta entre o número de cigarros fumados por dia e o número de mutações genéticas que ocorrem em tumores cancerígenos. Tumores pelo corpo todo sofrem mutações por causa do tabagismo (o que explica o fato do cigarro estar associado ao aparecimento de carcinomas não só no pulmão, mas no pelo corpo todo), porém as maiores taxas de mutações celulares foram observadas em cânceres de pulmão.

Fumar causa cerca de 6 milhões de mortes por ano no mundo inteiro e, segunda a OMS, ainda irá causar 1 bilhão de mortes até o final do século. O câncer é causado por mutações no DNA das células e até agora o cigarro está relacionado a 17 tipos de câncer.

Para saber mais sobre os problemas causados pelo tabagismo, como o câncer de pulmão, entre em contato com o Dr. Altair Costa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO