Blog

FUMAR PREJUDICA PACIENTES COM HIV

Postado por Dr. Altair Costa Jr em 27/04/17

Dr Altair Costa - Blog - Fumar é mais prejudicial para pacientes com HIV do que o próprio vírus

Todos sabemos dos males e riscos que o tabagismo traz para a nossa saúde, porém esse hábito pode ser ainda mais perigoso em pessoas portadoras do vírus do HIV e ser responsável por mais mortes dos portadores da doença do que o próprio vírus.

Na atualidade, os coquetéis de medicamentos para portadores de HIV podem diminuir ou zerar a carga viral, proporcionando mais qualidade de vida; e, apesar de não ser uma cura, faz com que eles tenham uma expectativa de vida praticamente igual a de pessoas que não possuem o vírus.

No entanto, uma grande parcela dos portadores de HIV fuma e, segundo projeções e cálculos de probabilidade, o hábito de fumar é mais mortal do que o vírus, sendo que ele é responsável por uma diminuição de 6 anos da vida de um portador de HIV controlado de 40 anos.

Fumar é a maior causa de doenças evitáveis conhecida e mata cerca de 6 milhões de pessoas por ano, na forma de cânceres de pulmão, doenças cardíacas, entre outras.

Para saber mais sobre os problemas causados pelo tabagismo, como o câncer de pulmão, entre em contato com o Dr. Altair Costa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO