Blog

Tuberculose em crianças e jovens

Postado por summer em 05/02/18

Dr-Altair-Costa---Blog---Tuberculose-atinge-quase-1-milhão-de-crianças-e-jovens-por-ano

De acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e publicada pela revista científica The Lancet, cerca de um milhão de crianças e jovens de até 15 anos são acometidos por tuberculose anualmente em todo o mundo, o dobro do estimado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2012.

Além disso, o estudo também mostrou, pela primeira vez, que 32% dos casos são referentes à tuberculose multirresistente, aquela que não responde aos medicamentos. Os pesquisadores chegaram até esses números após revisarem dados globais sobre a doença e corrigi-los, levando em consideração casos de tuberculose que não foram reportados.

Doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que se propaga pelo ar e afeta principalmente os pulmões, a tuberculose também pode afetar outros órgãos e sistemas do organismo. Entre seus principais sintomas estão: febre, sudorese noturna, falta de apetite entre outros.

A prevenção contra a tuberculose é feita por meio da vacina BCG, que o bebê deve tomar ainda na maternidade. A vacina não garante, porém, que a criança esteja totalmente imune à doença, já que ela não protege de casos graves. Por conta disso, é imprescindível ficar atento aos sintomas.

Para saber mais informações a respeito da tuberculose e seus perigos, entre em contato com o Dr. Altair Costa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO